Yentl, além do genero

1. Introdução Até onde você estaria disposto(a) a ir para realizar um sonho considerado impossível? Em Yentl (1983), uma jovem […]

1. Introdução

Até onde você estaria disposto(a) a ir para realizar um sonho considerado impossível? Em Yentl (1983), uma jovem judia desafia as tradições da sua época para alcançar seu maior desejo: estudar e discutir o Talmude. Dirigido e protagonizado por Barbra Streisand, o filme é uma jornada de coragem, identidade e fé.


2. Contexto histórico e temático

A história se passa em um periodo segregacionista, onde somente o homem podia estudar e conversar sobre o talmud e a mulher tinha o dever de aprender a cozinha, passsar, cuidar do lar, criar os filhos e se tivesse tempo podia até ler, mas somente livros selecionadaso para um publico feminino, como romances.

yantil nçao se encaixa nessa molde, uma mulher a frente do seu tempo e que desde de muito nova já questionava tudo e todos, cheio de perguntas e com poucas respostas ela busca nos livros e principalmente nas escreituas a as resposatas para suas mais profundas perguntas, mesmo sabendo que essa pratica era mal vista na socieadade, iuma mulher que conhecia o talmud era vista como um demonio.

3. Enredo (sem muitos spoilers)

Após a morte de seu pai — seu único professor e aliado — Yentl decide seguir seu sonho proibido: estudar o Talmude. Para isso, assume a identidade masculina de “Anshel” e ingressa numa yeshivá.

tudo parece estar dando certo, até que algo novo, pertubador e eruptivo comela crescer dentro dela, uma paixão intensa por seu colega de classe. será que ela abriria mão de seu disfaçe, do seu sonho de aprender o talmud por um amor? até o final do filme vemos o que vale mais para ela.


4. Análise técnica

Aqui, comente sobre os aspectos de produção. Você pode falar de:

  • Direção (como Barbra Streisand conduz a narrativa)

  • Interpretação dos atores (destaque para a própria Streisand)

  • Trilha sonora (importante no filme)

  • Fotografia e ambientação


5. Temas e mensagens

Desenvolva os temas principais do filme. Sugestões:

  • Luta pelo conhecimento

  • Quebra de barreiras de gênero

  • Identidade e autoconhecimento

  • Religião e liberdade individual

Aqui você pode refletir: Yentl é apenas uma história judaica, ou fala sobre algo universal? Você pode conectar com a atualidade e experiências pessoais.


6. Conclusão

minhas considerações finais a respeito do filme, de cara eu nunca tinha ouvido falr dele até encontralo perido no meio do catalago da amazon prime, e pelo resumo me interessei pela tematica, uima espoecie de mulan gospel. (risos) mas me supreendi positivamente com a história, apesar de cenas absurdas que poderiam facilmente ser retiradas.

de modo geral, eu recomendo Yentl, é mais do que um drama religioso ou histórico — é um lembrete de que sonhos exigem coragem. É um filme que emociona, provoca e inspira. Para quem busca conteudos religisos qie trazem entreterimento e abordam questões da fé, drama e emoçao, vale a pena,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima